20 alimentos saudáveis que você deveria comer sempre

Uma alimentação saudável e bem equilibrada, aliada à prática de atividades físicas regulares são a base para ter uma boa saúde e disposição. Para manter um bom nível funcional e prevenir o risco de doenças, nosso organismo precisa dos nutrientes e vitaminas contidas nas frutas, verduras e legumes.

Pode até parecer difícil mudar hábitos e adotar uma alimentação saudável e balanceada, mas não é! Com pequenas mudanças é possível ir adaptando o consumo de alimentos naturais e ricos em vitaminas ao seu prato.

Nesse artigo vamos listar 20 alimentos considerados saudáveis que você deveria comer sempre que possível e assim aproveitar seus benefícios.

Alimentos saudáveis e seus benefícios

Nossa lista se baseia nos benefícios do consumo de verduras, frutas, legumes e grãos.

1- Alho

O alho é considerado um super alimento saudável e não deve faltar na sua casa! Apesar do forte sabor, ele garante muitos benefícios à saúde pois é rico em alicina, um composto bioativo com grandes efeitos biológicos, que melhoram o sistema imunológico e reduzem os riscos de doenças cardíacas.

2- Tomates

O tomate costuma ser visto como um vegetal, o que é um erro. Na verdade, ele é considerado uma fruta. Com um sabor delicioso, ele é o queridinho das saladas e é rico em nutrientes como potássio e vitamina C.

3- Ovos

O ovo é um alimento muito completo: contém ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro e faz muito bem a nossa saúde. Ele é um ingrediente presente na maioria das receitas doces e salgadas. Há muito debate sobre o consumo de ovos aumentar o colesterol, mas pesquisas recentes já desmentiram isso.

4- Maçã

A maçã é uma fruta que emagrece, fácil de encontrar em qualquer região e deveria ser consumida todos os dias. Ela é rica em fibras, vitamina C e diversos antioxidantes. Muitos nutricionistas recomendam o consumo de duas maçãs por dia, para garantir seus benefícios.

5- Azeite de oliva

O azeite de oliva é um composto repleto de antioxidantes, possui ação anti-inflamatória, é fonte de vitamina E e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis dos complexos A, D, E e K, além de ser um aliado do coração.

O azeite mais recomendado é o extra-virgem, com acidez menor que 0,80%.

6- Semente de Chia

Quem faz ou (já fez) alguma dieta para emagrecer, muito provavelmente já consumiu as sementes de chia. Como elas auxiliam na queima de gordura, elas ficaram muito populares entre a turma das dietas.

A semente de chia é rica em ácidos graxos e antioxidantes, além de ser fonte de ômega-3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas e fibras. Seu consumo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes e auxilia no tratamento de doenças crônicas.

7- Brócolis

O brócolis é um vegetal que divide opiniões: uns adoram e outros não querem nem saber dele. Mas deveriam, pois seu sabor é delicioso, tanto cozido quanto cru. Rico em fibras, vitamina K e vitamina C, ele contém uma boa quantidade de proteína em comparação com outros vegetais.

8- Feijão

Parceiro perfeito do arroz e muito popular na nossa culinária, o feijão é rico em fibras, ferro, magnésio, zinco e proteínas, auxiliando no controle de doenças cardíacas e no funcionamento do organismo.

Nem é preciso falar da importância do seu consumo diário, não é?

9- Cenouras

Crocante e saborosa, a cenoura é um vegetal fácil de consumir e com sabor muito atraente. Ela é rica em nutrientes como fibras e vitamina K. Cenouras também possuem betacaroteno e antioxidantes, que garantem inúmeros benefícios à saúde.

10- Linhaça

Assim como a Chia, a Linhaça ficou muito popular nos últimos anos principalmente entre a turma das dietas.

Ela é rica em ômega-3, que atua como controlador natural do colesterol ruim, prevenindo doenças cardíacas, e também possui uma boa quantidade de fibras, garantindo o bom funcionamento do intestino.

11- Folhas verdes

As folhas verdes são extremamente benéficas para nossa saúde: espinafre, agrião, chicória, alface, acelga, salsa, rúcula… todas possuem baixo teor calórico e são ricas em nutrientes, minerais e fibras. Vale destacar a grande quantidade de ferro, cálcio e vitaminas A, C, K, B e B6.

12- Cebola

Por ter um sabor muito forte, nem todos são apaixonados por ela. Mas sabendo preparar e usá-la em temperos e saladas, dá sim para ter um sabor agradável e garantir seus benefícios. Ela contém uma série de compostos bioativos que beneficiam a nossa saúde.

13- Banana

Essa fruta não deve faltar na sua casa! Super prática de se consumir e com sabor delicioso, as bananas são conhecidas por serem uma grande fonte de potássio.

Além disso, elas também são ricas em vitamina B6 e fibras. A praticidade do consumo e a variedade de maneiras de usá-la na culinária, são um diferencial.

14- Laranja

As laranjas são mais conhecidas por serem fontes de Vitamina C. Mas elas também são ricas em fibras, antioxidantes e são muito práticas para se consumir.

15- Peixe

O peixes são famosos por serem grandes fontes de ômega-3, que entre outras coisas, auxiliam no combate a doenças do coração, diabetes e agem melhorando as funções cerebrais. Eles também são ricos em proteínas, iodo, fósforo, cálcio, vitaminas A, E e B.

16- Limão

Assim como a laranja, o limão também é uma famosa fonte de Vitamina C, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. Ele também é uma poderosa fonte de nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo. 

17- Pepino

Com um ótimo sabor e sendo uma excelente opção para saladas, o pepino é composto especialmente por água. Além disso, ele é fonte de nutrientes e vitamina K

18- Abacate

O abacate pode ser considerado uma fruta diferente, pois possui gorduras saudáveis em vez de carboidratos. Com um sabor marcante e bem prático de se consumir, o abacate é rico em fibras, potássio e vitamina C.

19- Gengibre

Essa raiz de sabor forte é muito utilizada na culinária oriental e possui diversas propriedades terapêuticas e medicinais. Seu consumo auxilia no combate a sintomas digestivos como enjoo, azia e indigestão. Vale ressaltar que o gengibre é rico em  vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.

20- Aveia

A aveia é uma grande fonte de fibras, que age auxiliando o bom funcionamento do intestino. Ela também é fonte de vitaminas, proteínas e minerais como os do complexo B, E e Zinco, considerados excelentes antioxidantes naturais.

Vale ressaltar também que o consumo regular de aveia ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue, além de prevenir problemas cardíacos.

Mas não é só isso!

Vale reforçar que uma boa alimentação não se baseia apenas no consumo de frutas, verduras e legumes. Estamos falando de adotar bons hábitos alimentares, e isso inclui cortar os alimentos nocivos à nossa saúde.

Alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio devem ser evitados ao máximo. Isso vale para os refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, alimentos congelados e embutidos (salame, mortadela, presunto, etc). 

Esse tipo de alimento não possui valor nutricional e além disso possuem substâncias ruins para a nossa saúde.

Outra dica muito importante e que faz parte dos bons hábitos que fazem diferença na nossa saúde é consumir pelo menos 2 litros de água por dia. É incrível, mas a quantidade de pessoas que bebem pouca água chama a atenção. E mais do que um hábito, beber bastante água é necessário e importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Cuidar da alimentação e adotar bons hábitos nos ajudam a ter mais saúde, disposição e melhor aparência.