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Como se alimentar bem nos dias frios

Basta a temperatura despencar que… pronto, chega aquela preguiça e gula! Sim, parece que tudo aquilo que evitamos o ano inteiro em prol da boa forma passa a ser permitido, e assim, mergulhamos em fondues, chocolates quente, bolos, sopas cremosas e uma infinidade de pecadinhos gastronômicos. Afinal no inverno pode, não é mesmo?

NÃO, não pode! 

Não é porque a temperatura baixou que podemos nos desviar da boa alimentação, apostando em comidas mais calóricas e sem nenhum poder nutritivo.

Por outro lado… a boa notícia é que é possível, SIM, comer bem, comidas deliciosas, sem precisar comprometer a saúde e nem a boa forma. 

Então, primeiramente, nada de se sentir culpada por sentir vontade de comer alimentos mais calóricos no inverno, isso é normal e acontece porque o organismo gasta mais calorias para manter nossa temperatura corporal. 

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Mas, claro, não é por causa disso que você vai exagerar e acabar comprometendo a sua saúde, é fundamental não deixar que a vontade de comer determinados alimentos se torne um problema, causando o ganho excessivo de peso ou, até mesmo, o aumento dos níveis de colesterol.

O melhor é que hoje já é possível montar um cardápio super saudável e adquirir produtos frescos, até direto do produtor, ou de mercados, feiras, e tudo online, para facilitar ainda mais a nossa vida, até mesmo comprar em loja de cupons de desconto. Enfim, não tem mais desculpas para não apostar em uma vida mais saudável.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas que podem ajudar a ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, matar a vontade daquelas delícias próprias dos dias mais frios. Confira!

Se hidratar bem

É muito comum esquecermos de beber água no inverno, e isso pelo fato de, nessa época, eliminarmos menos líquido através do suor, porém, se hidratar é muito importante mesmo nesses dias mais frios, ajudando não só a hidratar o corpo, como a levar os nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células de todo o organismo, e também a evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias, por exemplo.

Se a água não lhe apetece, invista em chás, como o de gengibre, canela, chá verde e camomila, que além de esquentar, são sempre uma boa pedida, desde que consumidos com moderação e, em alguns casos, só com a orientação de um nutricionista, principalmente, gestantes ou quem tem pressão alta.

Invista em oleaginosas 

As oleaginosas reúnem gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes, e os benefícios não param por aí, pois elas são fontes das vitaminas E, do complexo B e de minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio, ou seja, ingerir alimentos como castanhas, amêndoas, avelãs, pistaches, amendoim, é uma ótima forma de blindar o organismo contra todo tipo de doença.

Aposte em Sopas

Além de deliciosas, as sopas ajudam a dar aquela esquentadinha nos dias mais frios do ano, além de extremamente saudáveis. Mas, claro, devem ser preparadas corretamente, evitando adicionar queijos e cremes de leite, por exemplo. A dica é apostar em verduras, legumes e carnes magras, para serem pouco calóricas e saudáveis. E não esqueça que, mesmo se a sopa for leve e saudável, quando acompanhada de queijos e pães, pode tornar-se muito calórica.

Chocolate quente sim!

E quem disse que chocolate quente não pode? Embora essa bebida possa ser extremamente calórica, dependendo de seu preparo, por isso, se pede um consumo mais moderado, o fato é que ela pode receber uma versão mais saudável, bastando utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e preferir o leite desnatado. 

Fondues, porque não?

Se você é do tipo que aguarda o inverno para se jogar nos deliciosos fondues… a dica, portanto, para não comprometer as medidas e a saúde, é escolher melhor o produto que será utilizado para fazer o fondue e os acompanhamentos. Nesse sentido, o fondue de chocolate, por exemplo, a dica é utilizar um com maior teor de cacau e evitar doces como guarnição, preferindo as frutas. No caso o de queijo, a dica é a utilização de queijos magros e legumes como acompanhamento.

Priorize vegetais, legumes e frutas

Se você, acha que dias frios não combinam com saladas, a dica é comer vegetais, e legumes cozidos, assados ou refogados, mas não deixar de consumir esses alimentos que são extremamente ricos em vitaminas, minerais e água, garantindo uma alimentação saudável. No caso das frutas, prefira consumi-las in natura e as da estação.

Coma e se sinta bem

E é isso, no mais, evite dietas drásticas, para não comprometer o sistema imunológico, e jamais retire alimentos fontes de carboidratos, como arroz, batata, mandioca, entre outros, da sua alimentação, já que são fontes de energia para o nosso sistema nervoso central e ajudam a aumentar nossa imunidade.

 

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