Dicas de Salada para Complementar sua Alimentação

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Em dias quentes, as dicas de salada combinam muito bem com o almoço ou o jantar, e até ajudam você a se manter em forma! Entretanto, para complementar adequadamente as refeições, essas saladas têm que conter uma porção ideal de nutrientes que deve ser repassada por um bom nutricionista esportivo.

Frescos, leves e bastante saborosos, eles vão ganhar seu paladar e um lugar em suas refeições!

Dicas para fazer a salada ideal para você

Invista em molhos

Assim como as carnes, as saladas precisam de um pouco de tempero para acentuar seu sabor e manter sua qualidade nutricional. Fique longe de molhos prontos que estão cheios de conservantes e sódio. 

Use azeite de oliva, vinagre balsâmico e iogurte para fazer a base de seus próprios molhos caseiros e combiná-los com limão, cebola, alho e especiarias. Experimente e descubra qual sabor combina melhor com você.

Explorar frutas

Nem todos no planeta gostam de misturar frutas com outros alimentos não doces, mas nada combina melhor com uma salada do que o frescor da fruta. 

Você pode trocar um prato de folhas e vegetais com algumas fatias de manga, maçã ou mesmo melão. Para os mais aventureiros, a carambola, o abacaxi e o morango também têm o potencial de oferecer o toque final para uma salada inovadora.

Combinações de degustação

É bastante comum as pessoas afirmarem que uma salada não tem gosto de nada e não “aguenta”. Por essa razão, investir em componentes como frango desfiado, atum, salmão, queijo branco, ovo e peito de peru para dar mais sabor e substância ao prato.

As nozes ou grãos, como as ervilhas, são ricos em fibras e aumentam a saciedade. Experimente adicionar abacate ou maçã à sua salada – muitas pessoas adoram esta mistura.

Escolha seus vegetais favoritos.

Alterar os legumes que acompanham as folhas também é uma boa maneira de fazer uma salada inovadora. Você pode até fazer um prato de salada com vegetais e outros elementos, sabe?

Escolha seus vegetais favoritos, faça uma boa mistura destes elementos – opte por salteá-los ou servi-los crus, acompanhados de qualquer tipo de molho ou molho – e desfrute deste prato delicioso e saudável.

Seja persistente

Assim como é preciso que as papilas gustativas dos bebês façam várias tentativas antes que eles realmente desistam de um alimento em sua lista, seja persistente com a salada. Fazer essa abobrinha cozida, assada, em molho para massa? Não desista!

Você está introduzindo um novo sabor em seu paladar: o processo é extenso.

Você nota rapidamente os benefícios de uma alimentação mais saudável. Seu instinto começa a funcionar melhor, você sente mais energia e até mesmo seu humor é otimizado.

Saladas para complementar sua dieta

Comer mas acima de tudo, se alimentar bem, não deveria ser um martírio para a maioria das pessoas. Muitos adeptos a saladas começaram com o básico e adquiram o gosto pela cozinha e pelos alimentos e até mesmo fazem curso de nutrição online para aprimorar seus conhecimentos.

As receitas são muito versáteis, porque você é independente para escolher os componentes que mais gosta, desde batatas clássicas até ervilhas para oferecer um toque especial de sabor. Além disso, há muitas maneiras diferentes de elaborar e surpreender as especiarias para complementar sua salada.

Salada de legumes cozidos Easy Boiled Vegetable

Esta salada é útil para fazer no último minuto e tem componentes simples como batatas, cenouras, feijão verde e azeitonas para completá-la. A dica é não cozer demais os legumes, para que eles fiquem mais firmes. Basta vesti-lo com elementos frescos e ele está pronto para ir.

Salada de folhas com gengibre

Refinada e simples de fazer, esta salada encantará seu paladar com seu sabor distinto e refrescante. Vestidos com vinagre balsâmico e feitos com algumas folhas, alguns tomates gengibre e cereja. Você pode saboreá-la como entrada para o jantar ou simplesmente comer a salada.

Salada de legumes com ovos

Para fazer esta receita, você vai precisar de batatas, ervilhas, cenouras e ovos cozidos. O tempero é cheio de sabor, com alho, salsa e rosmaninho. Ferver os ovos e colocar de lado. Em uma panela separada, cozinhe os vegetais e as ervas em água com sal. Em uma tigela, combine os componentes e a salada está pronta.

Salada de folhas com gengibre

Refinada e simples de fazer, esta salada deliciará seu paladar com seu sabor distinto e refrescante. Vestidos com vinagre balsâmico e produzidos com numerosas folhas, alguns tomates gengibre e cereja. Você pode saboreá-la como entrada para o jantar ou simplesmente comer a salada.

Salada com vinagrete

Constantemente presente em churrascos e feijoadas, o vinagrete é uma ótima opção para aqueles que querem desfrutar de uma salada com sua refeição. Feita com tomate, cebola e salsa e vestida com vinagre, azeite e limão, a salada é bastante saborosa e agrada aos mais diferentes paladares.

Salada de legumes com frango

Esta receita é prática e saudável para o uso diário. O que complementa esta salada de vegetais é quinoa e tiras de filé de peito de frango. Basta cozinhar a quinoa e colocar de lado. Em outra panela, cozinhe o chayote e as cenouras e marrom os filetes de frango em uma frigideira. Combine os elementos em uma tigela e ela está pronta para servir!

Grão de bico e salada de legumes

Adicione textura e sabor à sua salada de folhas adicionando grão de bico à mistura – você pode fazer dela um prato principal e desfrutar de uma refeição saudável e repleta de nutrientes! Para o toque final, adicionar tomates cereja, cebola salteada, folhas de alface e agriões.

Salada de couve-flor

A couve-flor combina bem com vários tipos de salada, e é o ponto alto deste prato. Cozinhe-o até a proposta e reserve. Faça o mesmo com uma abobrinha. Em uma tigela, acrescente os tomates fatiados, a alface e a cenoura ralada. Basta adicionar os legumes e temperar. Servir refrigerado.

Conclusão

Em pouco tempo, você notará os resultados positivos de uma dieta mais saudável. Seu instinto começa a funcionar melhor, você sente mais energia e até mesmo seu humor é otimizado.

Lembre-se que é muito importante fazer um bom armazenamento das frutas e vegetais, principalmente os alimentos que precisam ser refrigerados. Logo, não esqueça de armazená-los em uma boa geladeira para manter sua qualidade. 

Você gostou deste post? Qual é a sua maneira favorita de preparar uma salada? Conte-nos nos comentários algumas de suas dicas para gerar um prato criativo!

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Juliana Borges Nutricionista

Juliana Borges Nutricionista

Nutricionista [CRN-1 18734] e atleta de fisiculturismo desde 2016, atual Bicampeã Brasileira na categoria Wellness.

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