Dieta Ayurvédica o que é? VATA, PITTA ou KAPHA Dosha?

dieta ayurvédica

A dieta ayurvédica existe há séculos (o nome vem do sânscrito para vida e conhecimento), mas não há nada como um nome de Gwyneth Paltrow para explodir a ideia no mainstream.

No entanto, quando Paltrow mencionou recentemente que o antigo regime alimentar a ajudou a se sentir bem durante a quarentena, o único detalhe que ela compartilhou foi que ela come por seu “dosha”.

Bem, quem não gostaria de se sentir tão sereno quanto o GP durante a quarentena ou algum Tempo? É por isso que estamos dividindo a dieta ayurvédica, e como você também pode comer para o seu dosha.

Primeiro, vamos recuar um pouco. Ayurveda não é uma dieta – é uma ciência de cura natural que se originou na Índia há mais de 5.000 anos.

“Ayurveda é um sistema de cura baseado em evidências focado na prevenção de doenças e na promoção da saúde positiva por meio do equilíbrio da mente, corpo e meio ambiente”, explica Prajakta Apte, RDN, nutricionista holística sediada em Phoenix, especializada em Ayurveda.

Aqueles que praticam dieta ayurvédica acreditam que existem três tipos diferentes de padrões de energia – esses são os doshas de que o GP estava falando – e há uma maneira ideal de comer para equilibrar todas essas ondas de energia, dependendo de qual é o seu dosha primário. Nutricionista Vanessa Rissetto, RD, CDN, pode ver o recurso. “Todo mundo está tentando ser mais consciente em relação ao peso, hábitos alimentares desordenados e afins – isso parece uma maneira não estressante de ter sucesso”.

Mas a alimentação ayurvédica não é uma dieta da moda na qual você pode facilmente mergulhar. É preciso um estudo cuidadoso, e há uma longa lista de alimentos para comer e evitar com base no equilíbrio de seus doshas. Mas as diretrizes gerais podem ser adotadas por qualquer pessoa, diz Rissetto.

“Desistir de café e álcool e comer mais frutas e vegetais frescos é óbvio – eles ajudarão no sono e na saúde intestinal”, diz ela. Rissetto acrescenta que o foco em alimentos integrais não processados ​​também pode promover a perda de peso e a alimentação consciente.

Observação: Estamos apenas arranhando a superfície quando se trata de tudo o que há para saber sobre alimentação ayurvédica. Se você estiver interessado em experimentar uma alimentação ayurvédica, considere consultar seu médico e/ou um especialista em dieta ayurvédica que pode ajudar a orientá-lo.

Dieta ayurvédica – Qual é o seu dosha?

“As filosofias ayurvédicas acreditam que cada um de nós contém proporções variadas de cada dosha, geralmente com um ou dois em domínio”, diz Apte. “Nosso dosha naturalmente dominante, com o qual nascemos, não significa desequilíbrio, mas mostra como – ou quem – estamos em nosso estado mais saudável e equilibrado”.

Descobrir seu dosha pode ser um processo complicado, mas nos termos mais básicos:

VATA (ar e éter): Pessoas com um dosha vata dominante são consideradas criativas, ativas e brilhantes; eles andam, falam e pensam rápido, mas se cansam facilmente. Vatas geralmente são magros com uma estrutura leve e sofrem de problemas gastrointestinais, como constipação e inchaço.

PITTA (fogo e água): Pittas são inteligentes, mas podem ser mal-humorados. Eles geralmente têm uma constituição média e têm um apetite saudável, um metabolismo forte e uma boa digestão.

KAPHA (terra e água): Kaphas são conhecidos pela força, resistência e inteligência afiada. Eles também são geralmente muito doces e aterrados. Os kaphas geralmente são maiores e musculosos, e têm um metabolismo lento.

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Comer para o seu dosha:

Depois de descobrir qual é o seu dosha, você deve escolher os alimentos que come com base no equilíbrio de sua energia. “Quando esses três doshas estão em equilíbrio, eles criam saúde, mas quando estão desequilibrados, são a causa da doença”, diz Apte.

Para realmente mergulhar na dieta ayurvédica, você deve consultar um nutricionista que esteja familiarizado com a longa lista de alimentos para comer e evitar mas aqui estão algumas diretrizes gerais:

Dieta ayurvédica – Melhores alimentos para Vatas

“Pessoas com um dosha Vata predominante devem comer alimentos e bebidas quentes e cereais e grãos cozidos em vez de alimentos secos ou crocantes”, diz Apte. “Escolha legumes cozidos e cozidos no vapor e frutas maduras.” Pule qualquer coisa fria, congelada ou crua e coma três ou quatro refeições por dia em intervalos regulares, além de muitos lanches saudáveis.

• COMER: Sopas, ensopados e caçarolas; aveia bem cozida e arroz cozido com muita água e manteiga; frutas doces e suculentas, como bananas, frutas vermelhas e melão; pão fresco.

• EVITAR: Tomate, berinjela, pimentão e espinafre; bebidas gaseificadas; alimentos pesados ​​como queijo duro; alimentos envelhecidos ou fermentados; frutas adstringentes, como cranberries e maçãs cruas; doce; cafeína.

Dieta ayurvédica – Melhores alimentos para Pittas

“O dosha Pitta está associado ao calor, então as pessoas com Pitta predominante devem comer uma variedade de vegetais verdes e frutas maduras e usar ghee ou azeite na culinária”, diz Apte. Coma sua comida quente, em vez de quente, diz ela, e fique com bebidas frias ou mornas. Pittas se saem melhor com uma dieta vegetariana composta de alimentos não condimentados. Limite o sal e pule ovos, álcool e café.

• COMER: Leite, queijo, iogurte adoçado; azeite; vegetais doces e amargos, como cogumelos, ervilhas, pimentões, brócolis e abobrinha; grãos, incluindo cuscuz, quinoa e cevada.

• EVITAR: Especiarias como pimenta preta, pimenta, alho e cebola; alimentos azedos e ácidos, como toranja, tomate, rabanete; iogurte natural; alimentos que contenham vinagre, incluindo molhos para saladas; nozes e sementes; e carne.

Dieta ayurvédica – Melhores alimentos para Kaphas

O dosha Kapha está associado à água, então aqueles com esse dosha dominante devem equilibrá-lo com alimentos pungentes, amargos e adstringentes. Kaphas deve evitar laticínios e alimentos gordurosos e gordurosos de qualquer tipo. Se você comer carne, pule qualquer coisa que seja frita e fique com pratos assados, assados ​​ou grelhados. Evite qualquer adoçado, exceto o mel, e exagere nas especiarias.

• COMER: Gengibre e alho; maçãs, mangas, pêssegos, peras; folhas verdes e vegetais que são cultivados acima do solo, como milho, aspargos, berinjela; queijo tipo cottage; proteínas magras, incluindo frango, peixe e tempeh.

• EVITAR: Vegetais de raiz, molhos ricos, alimentos congelados, óleos e gorduras.

 

 

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Juliana Borges Nutricionista

Juliana Borges Nutricionista

Nutricionista [CRN-1 18734] e atleta de fisiculturismo desde 2016, atual Bicampeã Brasileira na categoria Wellness.

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