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Emagrecimento saudável: guia para emagrecer e 4 dicas importantes

Quando o assunto é emagrecimento, várias pessoas querem atingir esse objetivo rapidamente. Por isso, muitas acabam pegando atalhos duvidosos. Geralmente, o culto à magreza e a cultura do imediatismo são fomentados pelas blogueiras de redes sociais, que fazem tudo parecer questão de “força, foco e fé”.

Embora a persistência e a força do hábito sejam importantes durante o processo de emagrecimento, existem outros fatores essenciais que precisam ser levados em consideração na hora de entrar em forma de maneira saudável e definitiva.

Neste artigo, você irá conhecer os principais elementos que te ajudarão a fazer as pazes com a balança.

Mas antes de entrar no mérito da questão, é preciso entender que estar no peso ideal é mais do que uma questão estética, tendo em vista que o excesso de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, etc.

Por que o emagrecimento rápido não é recomendável?

Talvez nesse exato momento seu maior desejo seja entrar naquela calça ou vestido que costumava usar há cinco anos. Saiba que isso é possível! Todavia, antes tentar fazer uma “dieta milagrosa” para perder peso rapidamente, é preciso consultar um especialista em Emagrecimento.

É necessário entender, ainda, que o emagrecimento saudável e as mudanças de hábitos não ocorrem do dia para a noite. Além disso, perder peso de forma rápida e drástica sem a orientação de um especialista pode trazer alguns malefícios para sua saúde. Confira abaixo alguns deles.

Compulsão alimentar

Restrições alimentares extremas pode levar a um comportamento compulsivo, pois quando se limita as calorias diárias, o corpo reage de maneira defensiva. Assim, você começa a pensar obsessivamente em comida e, sem perceber, acaba comendo um pacote inteiro de bolacha ou uma barra de chocolate, por exemplo.

Talvez você pense que falte força de vontade ou foco da sua parte, mas não é, pois nosso corpo foi programado biologicamente e quimicamente para buscar o equilíbrio. Assim, na ausência de nutrientes, ele tentará fazer você comer de qualquer maneira.

Perda de massa magra

Quando se faz uma dieta extremamente restritiva e sem o acompanhamento de um profissional, uma das primeiras reações do organismo é utilizar os músculos como fonte de energia. Com isso, além de gordura, você acaba perdendo massa magra. Isso pode causar flacidez, redução da taxa metabólica, fragilidade óssea, etc.

Para perder peso de forma saudável é crucial adotar hábitos realistas, que possam ser mantidos ao longo da vida – daqui a pouco vou falar sobre isso.

Enfraquecimento de cabelos e unhas

Para que unhas e cabelos possam crescer saudáveis é necessário o suprimento adequado de vitaminas, aminoácidos e nutrientes como zinco, cobre e selênio. Se o corpo for privado das calorias essenciais para o seu funcionamento, o organismo dará preferência para as “funções vitais”. Desse modo, haverá o enfraquecimento das unhas e dos cabelos.

Alterações de humor

A baixa ingestão de alguns grupos alimentares, como carboidratos, pode afetar, por exemplo, a produção serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem-estar e prazer.

4 dicas de emagrecimento saudável

Como você percebeu, o emagrecimento rápido sem o acompanhamento de um especialista não é recomendado, pois pode surgir uma série de danos à saúde que acabam afetando sua qualidade de vida.

Se estiver precisando perder peso de forma saudável, consultar um especialista em Emagrecimento é o mais adequado, pois o profissional irá montar um programa de emagrecimento personalizado, considerando seu estilo de vida, altura, gênero e biótipo.

Todavia, existem alguns hábitos que podem te ajudar a alcançar esse objetivo. Confira a seguir alguns deles.

1. Faça exercícios físicos

Fazer exercícios físicos diariamente auxilia na perda de peso pois promove a queima de calorias, estimula o metabolismo e fortalece a musculatura. Além disso, também regula algumas substâncias no cérebro, como a endorfina. Esse hormônio produz a sensação de bem-estar, alivia dores e promove o relaxamento.

2. Tenha uma alimentação balanceada

Consuma alimentos ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha, castanhas, linhaça, entre outros. Evite o açúcar e alimentos industrializados, especialmente os que contêm gordura trans. Também é importante reduzir o consumo de sal, pois assim como o açúcar, esse alimento provoca retenção de líquidos e acúmulo de gordura.

3. Beba bastante água

Para saber a quantidade ideal de água que você deve tomar diariamente, multiplique seu peso por 35. Por exemplo: 75×35 = 2.625 ml.

4. Gerencie o estresse

O estresse aumenta a produção de adrenalina e cortisol, hormônios que reduzem a queima de calorias. Por isso, o estresse é um dos grandes vilões quando o assunto é perda de peso. Sempre que se sentir estressado, procure fazer coisas que te dão prazer, como ler um livro, ouvir música, viajar, sair com os amigos, etc.

Esses fatores citados auxiliam no processo de emagrecimento saudável e também na manutenção da saúde como um todo. Além disso, é importante ter em mente que perder peso está ligado a alguns padrões mentais que precisam ser respeitados.

Desse modo, se você almeja parar de brigar com os ponteiros da balança, lembre-se que o equilíbrio é crucial. Adote novos hábitos e entenda que o processo de emagrecimento não se restringe somente ao corpo, mas também à mente.

Sono e emagrecimento saudável

Durante o processo de emagrecimento saudável, dormir bem é primordial, pois ajuda a regular os níveis de grelina e leptina, hormônios que ajudam a controlar o apetite.

Além do mais, noites bem dormidas ajudam a diminuir os níveis de cortisol no sangue, hormônio que pode aumentar o apetite e dificultar a queima de gordura.

Todavia, para colher esses benefícios, não adianta dormir de seis a oito horas por noite, é fundamental que o sono seja de qualidade. Caso isso não aconteça, seu esforço para emagrecer será jogado fora. Por isso, respeite seu horário de dormir e evite trocar o dia pela noite.

Também é essencial que seu quarto esteja silencioso e escuro quando for se deitar. Além disso, evite bebidas estimulantes após às 17h, como café e energéticos, por exemplo.

Em síntese, dormir bem é fundamental pois é durante o sono que ocorre a liberação de hormônios cujo objetivo é regular o metabolismo. Como se sabe, o metabolismo regulado é um fator primordial no processo de emagrecimento.

Sabotadores do emagrecimento

Já falei que alimentação balanceada e exercícios físicos ajudam no processo de perda de peso. Contudo, para algumas pessoas que estão acima do peso, muitas vezes essa dupla não basta.

Isso acontece porque alguns indivíduos que estão acima do peso possuem pensamentos, sentimentos, falas, hábitos e comportamentos que os acompanha durante a vida, essas questões acabam funcionando como sabotadores do emagrecimento. Com isso, eliminar os quilinhos extras pode ser tornar um martírio.

Para não ser consumido por questões sabotadoras, é essencial haver mudança de pensamento e comportamento. Somente assim é possível que hábitos saudáveis não se tornem um sacrilégio.

3 pensamentos sabotadores do emagrecimento

O processo de emagrecimento saudável depende de como você lida com pensamentos sabotadores. Por isso, é preciso treinar a mente diariamente para destruir alguns padrões e comportamento inadequados que, provavelmente, tornaram-se hábitos que dificultam a perda de peso.

Conheça a seguir alguns desses pensamentos sabotadores e descubra como se livrar deles.

1. “Não comecei a fazer dieta e nem exercícios físicos pois estou desmotivado”

Lembre-se que a ação precede a motivação. Desse modo, é possível iniciar uma atividade ou tarefa sem estar com vontade. Tenha em mente a frase de Lao Tsé: “uma longa caminhada começa com o primeiro passo”. Ao internalizar isso, você conseguirá ir mais longe no seu processo de emagrecimento.

2. “Preciso comer mais esse pedaço de bolo, fizeram com tanto carinho para mim”

Quando essa situação acontecer, converse com a pessoa que preparou a comida e explique o motivo de não poder comer mais uma fatia. Tenho certeza que ela vai entender e não irá insistir. Na jornada pelo peso ideal, seu maior compromisso deve ser com você.

3. “Estou triste, vou comer alguma coisa para me animar”

Se você acredita que comer seja um método mágico para solucionar os seus problemas, está na hora de reverter essa situação. Além de não solucionar os contratempos e frustrações, alimentar suas emoções com comida é um gatilho para o ganho de uns quilos extras. É essencial aprender a lidar com as emoções negativas sem utilizar comida.

Emagrecimento saudável requer acompanhamento profissional!

Como você percebeu ao longo deste texto, para emagrecer de forma saudável é essencial ter o acompanhamento de um especialista em Emagrecimento. Somente assim é possível ter um resultado permanente.

Se você estiver precisando passar por um processo de emagrecimento, conte comigo!