Hábitos alimentares que te protegem contra demência

Hábitos alimentares que você deve seguir se a demência ocorrer em sua família, dizem os nutricionistas - coma isso, não aquilo

Ter um membro da família diagnosticado com demência pode ser um momento preocupante para todos os envolvidos.

Para aqueles diagnosticados, pode ser uma mudança de vida devastadora para suportar.

E se você é filho de alguém diagnosticado, você não só precisa processar o diagnóstico em si, mas também as preocupações potenciais do que isso pode significar para sua saúde mais tarde.

É importante notar que a demência não é realmente tão hereditária como algumas pessoas podem supor.

Embora seja possível transmiti-lo a filhos ou netos, a maioria dos casos de demência não é herdada.

Quando se trata de demência vascular, é muito improvável que os pais possam transmiti-la aos filhos, no entanto, é possível.

É mais provável que eles transmitam um gene específico relacionado à doença ou transmitam alguns fatores de risco comuns de demência – como diabetes ou pressão alta.

Para pacientes com demência frontotemporal, é possível transmiti-la aos seus descendentes. De acordo com A Sociedade de Alzheimer cerca de 40% das pessoas que desenvolvem esse tipo de demência terão um familiar que também desenvolverá demência.

Assim, embora seja bem possível que você nunca tenha demência, mesmo que um de seus pais tenha, ainda é importante cuidar de seu cérebro e comer alimentos que possam ajudar a melhorar sua saúde geral do cérebro.

Se a demência ocorre em sua família ou você teme que isso aconteça, é importante adicionar gorduras saudáveis ​​suficientes, como ômega-3, em sua dieta.

“Aproximadamente 60% do cérebro é feito de gordura, e metade dessa quantidade é de gorduras do tipo ômega-3”, diz Trista Best, MPH, RD, LD da Balance One Supplements.

“Descobriu-se que alimentos ricos em ômega-3 podem ajudar a prevenir doenças cognitivas como Alzheimer e retardar o declínio mental.

O cérebro também requer gordura ômega-3 para produzir células nervosas, que são vitais para a memória e a capacidade de aprender.”

carne vermelha

Se você está se perguntando quais alimentos deve evitar ou diminuir, observe o consumo de carne vermelha, carne processada e outros alimentos processados.

“Recomendo limitar a ingestão de carne vermelha e alimentos processados, pois são inflamatórios e podem aumentar a probabilidade de placas no cérebro que podem contribuir para a demência”, diz Dana Ellis Hunnes PhD, MPH, RD, autora de Recipe For Survival.

De fato, pesquisas com animais de Universidade Estadual de Ohio mostrou que consumir alimentos processados ​​​​regularmente pode levar a uma perda de memória mais rápida.

As mesmas descobertas mencionam que substituir esses alimentos por opções ricas em ômega-3 (como mencionado acima) pode ajudar significativamente a melhorar a saúde do cérebro.

cápsulas de vitamina b12

Além de comer muitas gorduras saudáveis ​​e evitar alimentos altamente processados, obter vitaminas B suficientes pode ajudar a melhorar a saúde do cérebro.

“Garantir a ingestão adequada de vitaminas B é crucial porque elas podem estar relacionadas a alterações neurológicas (incluindo o cérebro)”, diz Hunnes.

Por exemplo, um estudo recente descobriu que deficiência de vitamina B12 pode contribuir para a diminuição da função cognitiva.

Você pode encontrar B12 na maioria dos produtos de origem animal, como carne, laticínios e ovos. Se você não come produtos à base de carne, sempre pode suplementar com uma pílula de B12.

xícara de mirtilos

Um estudo descobriu que adultos jovens e mais velhos que consumiam mirtilos tinham melhor memória e atenção, além de melhor fluxo sanguíneo para o cérebro.

Eles também descobriram que os idosos que comiam regularmente morangos e mirtilos tinham memória melhorada do que aqueles que não comiam as frutas.

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Juliana Borges Nutricionista

Juliana Borges Nutricionista

Nutricionista [CRN-1 18734] e atleta de fisiculturismo desde 2016, atual Bicampeã Brasileira na categoria Wellness.

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