O que é gordura visceral e o que causa?

A maioria das pessoas engorda visceral assim agora – coma isso, não aquilo

A gordura visceral não é falada o suficiente fora das comunidades médicas e de saúde, mas é um problema de saúde oculto que pode causar problemas sérios como acidente vascular cerebral, alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2 e muito mais.

A gordura visceral está localizada profundamente em seu abdômen e envolve seus órgãos vitais, que obviamente não podemos ver, então a maioria das pessoas não sabe que tem gordura visceral.

Health conversou com Sean Marchese, MS, RN, enfermeiro registrado na O Centro de Mesotelioma com experiência em ensaios clínicos em oncologia e mais de 15 anos de experiência direta com o paciente, que compartilha por que a gordura visceral é tão prejudicial e o que a causa.

Marchese explica: “O termo visceral refere-se a tecidos ou órgãos profundos, e a gordura visceral inclui as reservas de gordura corporal localizadas profundamente abaixo da pele, próximas a órgãos como o fígado e os intestinos.

A gordura visceral tem o potencial de causar problemas no metabolismo, na digestão ou mesmo nos sistemas cardíaco e nervoso.

A gordura visceral pode causar níveis anormais de hormônios e sinais do sistema imunológico chamados citocinas, potencialmente tóxicas para o sistema cardiovascular.”

“A gordura subcutânea compõe cerca de 90% da gordura corporal e fica logo abaixo da pele”, diz Marchese.

“Muitas pessoas podem não perceber que existem diferentes tipos de gordura e que a gordura da barriga ou abdominal é muito mais perigosa.

A gordura visceral também é chamada de gordura escondida porque é mais difícil perceber o quanto se acumulou. Outro termo que as pessoas podem reconhecer é maçã versus pêra.

Corpos em forma de maçã com mais gordura abdominal ou visceral tendem a ter barrigas que se estendem para fora em vez de corpos em forma de pêra, que acumulam gordura subcutânea nos flancos.”

Nutricionista inspecionando a cintura de uma mulher usando uma fita métrica para prescrever uma dieta para perda de peso

De acordo com Marchese, “As mudanças corporais causadas pela gordura visceral são sutis, mas ainda perceptíveis.

Se você sente que a forma do seu corpo mudou ao longo do tempo ou está experimentando mudanças no humor, metabolismo e apetite (sinais que o aumento da gordura visceral pode ser o culpado).

A gordura visceral pode levar a doenças cardíacas e diabetes tipo 2 se não for controlada. Dieta regular e exercícios são a melhor maneira de combater a gordura abdominal.

Nutrição saudável e porções de alimentos, juntamente com 30 minutos de exercício por dia, pode diminuir os riscos associados à gordura visceral.

Claro, se você notou alguma mudança em seu corpo, seu médico de saúde primário pode ajudar a determinar a causa e criar um plano personalizado para reduzir o risco.”

Há muitas maneiras de ajudar a prevenir a gordura visceral, mas não há nada que possamos fazer sobre a genética.

Marchese diz: “Evidência científica nos diz que nossos genes podem desempenhar um papel na distribuição de gordura corporal, explicando por que temos diferentes tipos de corpo.

Alguns estudos sugerem que o DNA pode ser responsável por até 60% da nossa distribuição de gordura.”

Uma maneira de ajudar a evitar a gordura visceral é permanecer ativo.

Marchese afirma: “Quando nos exercitamos, nosso corpo usa gordura para criar energia e queimar calorias.

Quando consumimos mais calorias do que queimamos, o corpo as armazena como gordura e o armazenamento de gordura a longo prazo pode produzir substâncias químicas perigosas que levam a doenças.”

Mulher obesa deitada no sofá com smartphone comendo batatas fritas

 

“Alguns alimentos são mais eficientes em se tornar gordura armazenada do que gordura que seu corpo pode usar rapidamente”, lembra Marchese.

“Alimentos açucarados, bebidas e álcool criam uma abundância de calorias que não apenas levam ao aumento do armazenamento de gordura, mas podem ativar o cortisol e outros hormônios que promovem ainda mais o acúmulo de gordura abdominal.

Comer e beber alimentos não saudáveis ​​ou muitas calorias pode aumentar a sonolência e diminuir a motivação de se exercitar, aumentando o risco de acúmulo de gordura abdominal.”

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Juliana Borges Nutricionista

Juliana Borges Nutricionista

Nutricionista [CRN-1 18734] e atleta de fisiculturismo desde 2016, atual Bicampeã Brasileira na categoria Wellness.

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