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Mentiras que levam a hábitos prejudiciais a sua saúde

É fácil contar mentiras para nós mesmos e dar desculpas sobre nossa saúde – essa condição não é tão ruim, não preciso desse exame este ano, não há nada que eu possa fazer a respeito – mas isso pode levar a grandes problemas no futuro, ou tornar a vida menos agradável desnecessariamente.

Estas são algumas das mentiras mais comuns que os médicos e especialistas em saúde dizem que contamos a nós mesmos – e as nossas recomendações sobre como parar de se enganar com a sua melhor saúde de todos os tempos. 

“Estou me sentindo um pouco pra baixo, só isso.”

Todo mundo se sente deprimido de vez em quando. Altos e baixos são uma parte normal da condição humana. Mas às vezes nos sentimos assim por um longo período de tempo, e damos de ombros e avançamos sem prestar muita atenção. A depressão é uma condição de saúde mental que está além dos altos e baixos normais e pode se tornar debilitante se não for resolvido. 

Sentir-se triste por longos períodos não é algo que deve ser ignorado; deve ser verificado com um médico imediatamente.

“Minha pressão arterial realmente não é tão alta.”

‘Minha pressão arterial está elevada porque corri aqui para pegar o ônibus’ ou ‘porque tomei café’. 

Verifique sua pressão arterial regularmente – os especialistas recomendam uma vez por ano. Se estiver alto, não tente explicar. Siga as recomendações do seu médico, incluindo quaisquer mudanças no estilo de vida ou medicamentos.

“Eu posso me exercitar para perder peso.”

As pessoas pensam que se aumentarem a intensidade, duração ou frequência de seus treinos, eles podem começar a perder peso sem mudar seus hábitos alimentares. A realidade é que, ao criar um déficit calórico (a única estratégia comprovada que funciona para perda de peso sustentada), reduzir a ingestão de alimentos é um método muito mais eficaz do que aumentar o exercício. Tentar ‘treinar’ uma dieta pobre pode levar à fadiga e lesões – além disso, você nunca aprende realmente como controlar adequadamente sua ingestão e comer de forma saudável. 

Recomendação: A estratégia mais eficaz para perda de peso sustentada é criar um déficit moderado de cerca de 500 calorias por dia, movendo-se um pouco mais e comendo um pouco menos.

“Se eu comer cada vez menos, vou perder peso cada vez mais rápido.”

Uma dieta de fome é um oximoro – e contraproducente. Um mito comum é que, ao manter as calorias restritas o mais baixo possível, pode-se ‘acelerar’ a perda de peso. No entanto, reduzir sua ingestão de alimentos abaixo de sua taxa metabólica de repouso (RMR – a quantidade mínima de calorias que seu corpo precisa para funcionar) pode resultar em danos permanentes ao seu metabolismo de queima de calorias, o que significa que você lutará para perder peso no futuro.

Concentre-se em equilibrar sua ingestão de alimentos com seu RMR e nível de atividade diária para criar aquele déficit diário de cerca de 500 calorias. Isso lhe dará uma perda de peso de cerca de meio quilo por semana, o que é uma perda estável e sustentável.

“Esses sapatos velhos podem durar mais um ano.”

Importa o tipo de calçado que você usa. Na realidade, o tipo de sapato que você usa pode causar uma série de problemas, incluindo aumento do risco de quedas, fraqueza nas extremidades inferiores, atrofia muscular do pé, entorses de anjo e muito mais.

É importante que os calçados se encaixem corretamente e promovam uma mecânica normal para permitir que o corpo se mova da melhor forma.

“Eu não preciso dormir.”

Muitas vezes, quando nossas vidas ficam ocupadas, o sono é a primeira vítima. Mentir para nós mesmos sobre a quantidade de sono de que precisamos pode levar a vários efeitos na saúde. A privação crônica do sono pode levar a ganho de peso, pressão alta e diminuição da função do sistema imunológico. Isso prejudica seu pensamento, formação de memória e capacidade de atenção. Pode levar à depressão. Não só causa doenças, mas pode diminuir significativamente a qualidade de vida.

Em vez de mentir para si mesmo sobre como você precisa de pouco sono, crie uma vida que permita que você durma a quantidade recomendada de seis a oito horas por noite, defina uma hora de dormir. Em seguida, desenvolva algumas estratégias na hora antes de dormir que o ajudem a relaxar. Isso pode ser colocar o telefone fora de vista, ouvir música relaxante, ler, meditar ou tomar um banho demorado. 

“Eu não preciso de um exame físico.”

No final das contas, nenhuma notícia poderia ser o oposto de uma boa notícia. Um exame físico é uma coisa fácil de justificar , mas você também pode renunciar a testes que podem estender sua vida (e aliviar sua mente).

Recomenda-se que sua pressão arterial seja verificada todos os anos. As mulheres devem conversar com seus médicos sobre o rastreamento do câncer de mama. O exame físico anual torna-se ainda mais importante após os 50 anos, procure um médico ortopedista para evitar e tratar problemas consequentes da própria idade. Converse com seu médico de cuidados primários sobre o que é certo para você.

Conclusão

A maior mentira é dizer a si mesmo ‘Não consigo fazer isso. Não, não é fácil colocar sua saúde sob controle. Comer bem, se exercitar e ficar em forma exige incrível responsabilidade pessoal, dedicação e resiliência. Os resultados não se manifestam ao longo dos dias. Haverá contratempos e erros, mas superando eles e voltar ao cavalo proverbial é a chave. 

 

Definir metas altíssimas e esperar resultados imediatos pode levá-lo ao fracasso. Trabalhe no progresso saudável, não na perfeição.