O que beber água com limão todos os dias pode fazer com você

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Começar o dia com água com limão é um ritual que vem com muitas promessas grandiosas. De ser uma cura para perda de peso a fazer sua pele brilhar como se você tivesse acabado de sair do spa, essa tendência popular de bebidas não desaparecerá tão cedo.

A água com limão – que é simplesmente água e suco de limão misturados – é certamente uma bebida refrescante e conveniente para desfrutar.

Beber água com limão está ligado principalmente à dieta alcalina, que teoriza que comer alimentos alcalinizantes pode equilibrar nossos níveis de pH e prevenir uma série de doenças.

Embora o suco de limão naturalmente tenha um pH baixo e seja considerado ácido antes de ser consumido, na verdade é alcalinizante após o consumo. “Apesar de seu baixo pH, o suco de limão é considerado alcalino porque, depois de metabolizado, deixa uma cinza alcalina no corpo”, explica nutricionista.

Embora não haja evidências científicas conclusivas para apoiar essa teoria, cinzas ácidas – em vez de cinzas alcalinas – podem aumentar o risco de certas doenças, como a osteoporose.

Por outro lado, acredita-se que as cinzas alcalinas sejam protetoras de certos resultados negativos para a saúde.

Acredita-se que comer mais alimentos alcalinos no corpo “alcaliniza” o corpo e, portanto, oferece proteção. Os alimentos alcalinos não se limitam à água com limão e incluem outras frutas, vegetais e legumes.

Então, o que realmente acontece com seu corpo quando você bebe água com limão todos os dias? Continue lendo para saber se começar o dia com água com limão é apenas uma tendência ou se há algum benefício real para a saúde nessa prática.

Procurando um aumento de vitamina C durante a temporada de gripes e resfriados? O suco de um limão contém 18 mg de vitamina C.

Para referência, os adultos precisam entre 75 e 130 mg dessa vitamina, dependendo do sexo e do estágio da vida.

Começar o dia com um aumento de vitamina C do suco de limão ajuda a defesa imunológica do corpo. Embora uma xícara de água com limão provavelmente não atenda 100% das suas necessidades diárias, ela começa o dia com a vantagem de obter o suficiente desse importante nutriente.

Pegue um kiwi ao sair pela porta e você essencialmente obterá sua vitamina C para o dia, ou pelo menos chegará muito perto.

“Os limões são naturalmente ácidos com pH entre 2 e 3. Isso é uma má notícia para quem sofre de refluxo ácido porque alimentos ácidos provocam azia e podem irritar uma garganta já inflamada (um sintoma de refluxo silencioso)”, explica O’Connor.

O citrato, um sal do ácido cítrico, liga-se ao cálcio e ajuda a bloquear a formação de cálculos renais.

Frutas cítricas e sucos são uma fonte natural conhecida de citrato dietético. De todos os sucos cítricos, o suco de limão parece ter a maior concentração desse sal bloqueador de cálculos renais.

Os dados sugerem que aqueles que correm o risco de desenvolver cálculos renais e consomem suco de limão experimentam consistentemente uma taxa reduzida de passagem de cálculos renais quando comparados com aqueles que não consomem suco de limão.

Observe que muitos dos dados que examinam a relação entre a ingestão de suco de limão e pedras nos rins usaram indivíduos que beberam limonada e não suco de limão puro.

Mulher bebendo água com limão para se hidratar

 

Beber água com limão leva fluido ao seu sistema – uma das melhores maneiras de combater a desidratação.

Se você está adicionando suco de limão à sua água simplesmente porque gosta do sabor fresco e, como resultado, faz com que você beba mais líquido, então vá para a cidade da água com limão!

Se você estiver disposto a colocar um pouco de alho em sua mistura de água com limão, poderá notar uma melhora nos fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial e níveis de colesterol no sangue.

Sucos cítricos, como suco de limão, contêm naturalmente um flavonóide único chamado hesperidina.

A ingestão consistente de hesperidina tem sido associada à melhora da pressão arterial sistólica em pessoas consideradas levemente hipertensas, entre outros resultados positivos.

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Juliana Borges Nutricionista

Juliana Borges Nutricionista

Nutricionista [CRN-1 18734] e atleta de fisiculturismo desde 2016, atual Bicampeã Brasileira na categoria Wellness.

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